skip to Main Content
+55 55 3223 4100 contato@blattesadvogados.com.br

Inválida lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Santa Maria

TJRS – Inválida lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Santa Maria

Os Desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado, em sessão realizada nessa segunda-feira (1º/9), julgaram inconstitucional a Lei nº 5.548/2011, do município de Santa Maria, que criava o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi proposta pelo Prefeito, que argumentou que a Câmara Municipal, ao propor a legislação, invadiu competência e afrontou o princípio da separação dos Poderes.
Julgamento No Órgão Especial, a relatora do processo foi a Desembargadora Isabel Dias Almeida, que votou pela inconstitucionalidade da lei.
A magistrada ressaltou que a criação de conselho municipal com típicas funções executivas não poderia ter sido criado no âmbito do Poder Legislativo.
O vício de iniciativa e a violação ao principio da autonomia e independência dos Poderes Municipais inquina de inconstitucionalidade, considerando que a competência legislativa para regular tal matéria é do Chefe do Poder Executivo, afirmou a Desembargadora.
Por unanimidade, os Desembargadores do Órgão Especial julgaram procedente a ADIN, julgando inválida a legislação.

ADIN nº 70058518424

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Rio Grande do Sul

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top